25 de julho de 2013

Os livros mais polêmicos de todos os tempos


Com o passar do tempo, muitos livros foram considerados polêmicos, fosse pelo impacto que ocorreu quando foi publicado, falando sobre os tabus sociais da época ou que poderiam causar problemas futuros.
Nesta lista foram reunidos alguns livros que causaram polêmica na época em que foi lançada, e que continuam repercutindo nos dias atuais.



Livro: Deus, um Delírio (2006)
Autor: Richard Dawkins

Livro escrito pelo biólogo britânico Richard Dawkis, que mais tarde viria a se tornar um ícone do ateísmo, trata-se nada mais do que provar a inexistência de Deus e provocar os religiosos, colocando a religião como um dos maiores males da sociedade. Dawkis, despreza a ideia de qualquer tipo de religião, levando até a comparações entre educação religiosa e abuso infantil.


Livro: O Código da Vinci (2003)
Autor: Dan Brown

O livro que tornou Dan Brown um dos escritores mais bem sucedidos de todos os tempos e que gerou extrema polêmica por se tratar de assuntos considerados tabus dentro da igreja católica, e até falando, de modo nem um pouco sutil, sobre a Opus Dei e seus rituais misteriosos, levando o Vaticano a recomendar que os católicos não lessem a obra.


Livro: Versos Satânicos (1989)
Autor: Salman Rushdie

Após dois muçulmanos sobreviverem a um acidente de avião, um deles de torna um anjo, enquanto o outro se torna o diabo. O livro é repleto de críticas ao islamismo e ao Alcorão, rendendo ao autor uma sentença de morte - ofereceram US$6 milhões como recompensa por seu assassinato.


Livro: Os 120 Dias de Sodoma (1785)
Autor: Marquês de Sade

A história sobre quatro homens ricos que resolvem se trancar em um castelos durante quatro meses para, assim, realizar orgias com quarenta e seis vítimas. Sade escreveu este livro em um pergaminho de doze metros, e trata de temas como incesto, tortura, escatologia (tendo uma cena de um banquete com pratos com fezes) e assassinato. O nome do autor deu origem à palavra "sadismo".


Livro: Laranja Mecânica (1962)
Autor: Anthony Burgess

O livro fala sobre a violência conduzida por adolescentes em Londres e, depois de reabilitados, sofrem abusos da sociedade. O livro foi muito criticado e sofreu muitas censuras, mas que depois tornou-se um clássico, sendo considerado moderno nos dias atuais. O livro também foi adaptado ao cinema, dirigido por Stanley Kubrick, e é um dos mais aclamados filmes de todos os tempos. 


Livro: Lolita (1955)
Autor: Vladimir Nabokov

Considerado pornografia pura, Lolita narra a história do quarentão Humbert Humbert que se apaixona por Lolita, uma menina de 12 anos, e passam a ter uma vida amorosa. Altamente controverso, o livro foi rejeitado por diversas editoras, porém hoje é considerado uma das maiores obras do século 20 e de todos os tempos.


Livro: A Origem das Espécies (1859)
Autor: Charles Darwin

O motivo da polêmica gerada por Darwin é simples: Contradiz totalmente o livro dos Gênesis, dizendo, assim, que o mundo não foi criado por Deus, o que quase o levou a não publicar seu livro. A obra acabou virando uma das mais importantes de todos os tempos, apresentando-nos a Teoria da Evolução.


Livro: Mein Kampf (1925)
Autor: Adolf Hitler

Escrito por Hitler durante sua prisão, Mein Kampf foi uma "introdução" ao nazismo, expondo suas ideias antissemitas e racistas. O livro ajudou a dar origem a segunda guerra mundial e ao holocausto, sendo hoje em dia proibido em diversos países, principalmente na Alemanha.


Livro: Bíblia Sagrada
Autor: Vários

Não há dúvidas que este é o livro mais importante de todos os tempos, não por razões religiosas, e sim pelo que gerou na humanidade durante toda sua história. O livro fala sobre o surgimento do mundo até o Apocalipse, sendo muito seguida em diversas religiões. Porém, diferente do que muitos pensam, a Bíblia não fala apenas de promover a paz e a fé, mas também sobre violência, assassinatos, sexo e sacrifícios.


Esta foi a lista que eu trouxe para vocês hoje. Apesar da polêmica gerado por eles, é muito importante conhecer sua história e lê-los, não apenas sobre o tema que gerou tanta discussão, mas também para apreciar de seu valor literário. Lolita, por exemplo, é um livro excelente e com uma linguagem rica e provocadora, ou o Código da Vinci, que apesar de sua história não ser inovadora, é um ótimo romance de suspense.
Postem nos comentários o que acharam da lista e quais livros deveriam estar nela.


Fonte

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário