25 de setembro de 2013

Dica de Cinema: Corra, Lola, Corra

Filme: Corra, Lola, Corra
Ano: 1998
Direção: TomTykwer
Duração: 81 minutos
Idioma original: Alemão


Uma das melhores sensações quando se vai assistir um filme que você desconhece totalmente o enredo é quando o resultado final é tão bom que você nunca conseguiria imaginar tal possibilidade. Este foi o meu caso ao assistir o magnífico "Corra, Lola, Corra" (Lola rennt), dirigido e escrito por Tom Tykwer, mostrando que um filme não precisa ser uma megaprodução quando se tem um roteiro envolvente seguido de uma excelente direção.

O que você faria se tivesse a oportunidade de recriar uma determinada situação e pudesse alterar algumas coisas para que o resultado final fosse diferente? Este é o foco principal de Corra, Lola, Corra. Não, ele não tem nada a ver com viagens no tempo ou qualquer coisa parecida, mas Tykwer nos conta a trama principal do filme contada 3 vezes diferentes. Parece cansativo? Felizmente, o filme nem chega perto de ser isso.

A tal trama começa quando Manni (Moritz Bleibtreu), o coletor do dinheiro de uma quadrilha, esquece uma sacola com 100.000 marcos dentro do metrô, e para recuperar o dinheiro ele ameaça assaltar um supermercado. Porém, antes de realizar o assalto, ele liga para sua namorada Lola (Franka Potente), e explica a situação, mas ela promete que irá conseguir o dinheiro e pede para que não assalte o mercado, entretanto há um problema: ele precisa do dinheiro em 20 minutos. Então Lola tem que correr.
Enquanto Lola corre, ela "esbarra" em pequenos personagens que não fazem diferença para a trama, porém a deixam muito mais interessante, pois vemos os acontecimentos futuros daqueles personagens. E este é o diferencial do filme: não se prender aos fatos, e sim aos detalhes que correm a sua volta. Assim como em O Efeito Borboleta, em Corra, Lola, Corra cada mínimo detalhe pode alterar os fatos e acontecimentos do filme, explorando, de maneira nada sutil, as trivialidades do cotidiano. A direção de Tykwer combinada com a trilha sonora tecno (também feita pelo Tykwer) faz com que o ritmo frenético fique evidente na trama, deixando o telespectador nervoso com a série de acontecimentos.

Para você que não gosta muito de filmes que não sejam Hollywoodianos por questão de uma trama muito complexa e, na maioria das vezes, melancólica, fique tranquilo, pois Corra, Lola, Corra é diferente de tudo isso. Então não deixe de ver o filme, certamente você irá se divertir nesta louca corrida de Lola em direção aos seus destinos.

Obs: Abaixo está o filme completo e dublado, eu recomendaria assistir com o idioma original (alemão) e com legenda, mas se tiver dificuldades de achá-lo assista no link do Youtube.


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Gente, que ótimo que foi uma surpresa! Não conhecia o filme, boa dica... Vou anotar!


    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mikael,
    tudo bem?
    já tinha ouvido falar desse filme, mas não sabia que era bom assim. Quando tiver uma oportunidade, vou vê-lo, então.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir