7 de setembro de 2013

Resenha: O Apanhador no Campo de Centeio

Livro: O Apanhador no Campo de Centeio
Autor: J. D. Salinger
Editora: Editora do Autor
Páginas: 208

Um dos maiores clássicos de todos os tempos, aparecendo em várias listas de livros mais importante de todos os tempos, O Apanhador no Campo de Centeio influenciou toda uma geração, tratando assuntos que continuam se mantendo atuais. Mas o que faz desta obra um grande clássico?


 Já faz muito tempo que eu ficava olhando para a edição de 1965 de O Apanhador no Campo de Centeio que meu pai havia comprado em uma sebo, e ele nunca deixou de me recomendar este livro, que eu sempre disse que leria um dia. Sempre evito ler obras muito elogiadas e que as pessoas indicam muito, pois o resultado pode nem sempre ser do o que eu esperava, fazendo com que eu fique decepcionado e não goste deste. Mas o dia chegou e peguei a edição amarelada, com páginas soltando e uma péssima tradução, e resolvi lê-lo de uma vez por todas. O resultado não podia ser melhor.

O livro conta a história de Holden Caulfield, que também é o narrador, um adolescente de 16 anos que possui um histórico de ser expulso das escolas em que estudou, o motivo? Ele não suporta ninguém, além de ser um péssimo aluno, menos em inglês. Ao ser expulso de seu último colégio, Holden resolve voltar a Nova York, sua cidade natal, mas não para voltar a sua casa, e sim para esperar até que seus pais se acalmassem com a notícia de sua expulsão e poder voltar ao seu lar. E com isso ele passa este tempo andando pelas ruas de Nova York, conhecendo novas pessoas e fazendo suas reflexões sobre o mundo.

“As pessoas sempre estão pensando que alguma coisa é totalmente verdadeira. Eu nem ligo, mas tem horas que fico chateado quando alguém vem dizer para me comportar como um rapaz da minha idade. Outras vezes, me comporto como se fosse bem mais velho – no duro – mas aí ninguém repara. Ninguém nunca repara em coisa alguma.”

A princípio parece apenas uma história de questionamento durante a adolescência... e realmente, é basicamente isso. Mas o que o torna tão diferente? Provavelmente ter sido o primeiro a tratar sobre este assunto. Holden pode parecer apenas um adolescente revoltado por nenhum motivo, porém, com o decorrer do livro, nós começamos a compreendê-lo e a nos importar com o personagem, fazendo com que sintamos raiva, alegria, tristeza e vários outros sentimentos com seus pensamentos.

Holden possui dificuldades em se relacionar com as pessoas, "são todos cretinos", como ele próprio diz, e tem uma visão amarga e negativa sobre o mundo, entre seus vários questionamentos o principal (e talvez o mais profundo) é: para onde vão os patos do Central Park no inverno? Pode parecer uma pergunta boba, mas, ao ler o livro, ela se mostra muito significativa. A obra também tornou-se muito mais conhecida após a morte de John Lennon, quando seu assassino confessou ter se inspirado na obra para cometer tal delito. O sucesso do livro foi tão estrondoso que o autor J. D. Salinger se viu forçado a se isolar na cidade de Cornish, New Hampshire. Não é para menos, pois já foram vendidas mais de 60 milhões de cópias até hoje.

"De qualquer maneira até que achei bom eles terem inventado a bomba atômica. se houver outra guerra, vou sentar bem em cima da droga da bomba. Vou me apresentar como voluntário para fazer isso, juro por Deus que vou."

O Apanhador no Campo de Centeio aborda um assunto que hoje pode parecer muito comum, mas causou um diferencial na época, que é a adolescência, por isso marcou muito a vida de muitas pessoas em 1951 e continua a marcar nos tempos de hoje, pois sua história permanece muito atual, fazendo com que a identificação com o protagonista seja ainda maior. Aposto que você deve estar se perguntando "mas o que significa o título 'O Apanhador no Campo de Centeio'?", pode parecer apenas um título avulso que cause uma curiosidade, porém seu significado é contado durante o livro. Eu bem que podia contar qual é o seu significado, pois não irá diminuir o prestígio da obra nem estragar nenhuma surpresa, mas eu prefiro que você mesmo descubra lendo esta grande obra.


Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Oi Mikael,
    tudo bem?
    Eu já ouvi falar desse livro, mas nunca quis ler, não sei. E sua resenha, muito bem escrita, confirmou minha impressão, a história não me passa um sentimento muito bom.
    O livro pode ser um sucesso, um clássico, mas sinceramente, não quero ler. Não sei explicar.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila.
      Obrigado pelo comentário =D. Eu sei como é essa sensação, mas acredite em mim, o livro é muito legal. Quando você tiver a oportunidade, tente pelo menos começar e você verá como este livro é muito bom.
      Abraços.

      Excluir
  2. Mikael, sem dúvida o sucesso do livro se deu pelo fato dele ter sido o primeiro a enfrentar as questões adolescentes. Ótima dica!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir