1 de outubro de 2013

[Review] Breaking Bad 5x16 - Felina (Spoiler)

Finalmente uma das maiores séries de todos os tempos chega ao seu fim. E esta é a minha despedida.

Atenção: Contém Spoilers descaradamente, sem dó nem piedade.

Em minhas postagens eu sempre escrevi de forma parcial, ora, estou aqui para mostrar minha opinião sobre determinado assunto, mas tentando manter um limite. Porém, hoje irei acabar ultrapassando este limite, pois não estarei falando apenas como um escritor para o blog, e sim como um grande fã de Breaking Bad. A minha escrita pode ser um tanto estranha já que é a primeira vez que faço uma review de um episódio, então me perdoem e espero que vocês não estranhem. Esta é a minha despedida para uma das maiores séries já feitas.
Um fator que ficou me atormentando desdo episódio 15 da quinta temporada era: como tudo irá se amarrar? O episódio 16 não seria apenas o próximo episódio, e sim onde tudo iria acabar. Apesar de confiar na equipe extremamente competente de roteiristas da série, eu não conseguia ficar sem aquela perturbadora sensação de "e se não acabar bem". Não seria a primeira série a ter um final não satisfatório, temos Lost e Dexter como prova. Mas, para minha felicidade, eu estava errado.

O que poderíamos esperar desde episódio? Eu não conseguia imaginar as soluções para as pontas soltas. Será que Walt tentará se redimir com sua família? Será que ele conseguirá deixar o dinheiro para ela? Começamos vendo Walter dentro de um carro, preparando-se para fugir da polícia. Para onde ele pretendia ir: Casa da Gretchen e Elliot. O meu pensamento ficava martelando qual seria sua intenção, aliás, no final do episódio 15 Gretchen fala que Walt era um monstro, o que desperta a última chama em sua cabeça para que não se entregue.

A solução não poderia ser melhor: Walter queria entregar o dinheiro para Junior através dos 2 milionários. Mas é claro que depois de tanto tempo Walt não sairia confiando em todo mundo, principalmente em duas pessoas que antes eram seus amigos e agora acham que ele não passa de um assassino. Então eis que surge dois lasers, de dois "assassinos profissionais" contratados por Walter, convencendo que Gretchen e Elliot a obedece-lo. Não tem como não relaxar ao descobrir que os "atiradores" são Skinny Pete e o Bagder com lasers de brinquedos, lembrando-nos mais uma vez de que WW é um gênio.
Vince Gilligan, criador da série, nos revelou uma palavra antes da season finale: Woodwork (marcenaria, tradução pt-br), e é o que vemos nesta cena, Jesse criando uma caixa de madeira já que ele mesmo havia dito que era habilidoso com marcenaria. Porém tudo não passa da sua imaginação, ele continua escravo da cozinha de Todd. Também vemos Walter comprando uma metralhadora cuja a função descobriremos no futuro. Um detalhe importante a ressaltar é o flashback que Walter tem do seu aniversário de 50 anos, quando Hank o convida para criar um laboratório de metanfetamina. Sem dúvida foi o estopim para incentivá-lo a começara a cozinhar.

Para quê Walter pegou a ricina, isso é o que descobrimos. Uma desvantagem quando se é uma pessoa muito metódica é que você se torna extremamente previsível. Foi o caso de Lydia, que sempre sentava na mesma mesa, no mesmo dia da semana e colocava o mesmo saquinho de açúcar no chá. Desta vez não foi diferente e foi onde WW colocou a ricina que a condenou. Cena forçada? Eu acho que não, pois está de acordo com toda personalidade de Lydia, ela sempre fazia a mesma coisa, a única diferença foi que Walter usou este defeito como solução para seu problema.

Uma das maiores qualidades da série é a competência cinematográfica que ela possui. Jogos de câmeras ousados e surpreendentes enchem seus episódios. Nesta cena vemos Marie ligando para Skyler para contar que Walter estava na cidade, e ela escuta sua irmã fingindo interesse. É quando a câmera se move e nos revela Walter atrás no pilar e Skyler mostra profundo desinteresse por sua presença. Walter entrega à ela o papel com as coordenadas para achar o corpo de Hank. E vemos uma das melhores cenas de toda a série, que é quando Skyler diz: "Por favor, não fale que fez tudo isso pela família" e então ele responde: "Não, eu fiz por mim". O pilar separando os dois possui uma simbologia tão grande mostrando o quando ambos estão distantes um do outro. A família já acabou há muito tempo.
Este diálogo contém uma carga emocional tão grande, pois não era por sua família que ele fez tudo aquilo? Inicialmente sim, mas e depois? Ele já tinha o dinheiro de que precisava, então por que continuou fabricando a droga? Porque era o que mantinha-o vivo. Será que o seu câncer havia regredido por causa do tratamento ou pelo motivo de que pela primeira vez em sua vida ele estava fazendo algo que lhe dava prazer, algo em que ele era bom, algo que o fazia sentir-se vivo?

Então Walter pede para ver Holly pela última vez. Esta cena é tão emocionante porque foi por causa da Holly que ele começou tudo isso e agora estava se despedindo. Ela nunca mais veria seu pai. Conseguimos sentir uma sensação de redenção entre Skyler e Walt, ela sabe que desde o início ele queria ajudar e mesmo com os policiais em sua cola ele ainda queria ajudar a família.

E então chegamos ao estágio final, a última vingança de WW. Tio Jack e seu grupo de neonazistas. Como se já não estivéssemos convencidos disso, essa cena nos mostra o quanto Walter é genial. Tio Jack ameaça matá-lo, mas Walter evita isso da melhor maneira: falando que Jack é parceiro de Jesse. Jack jamais aceitaria o fato de ser parceiro de um traidor e, pelo bem de seu ego, ele manda chamar Jesse para mostrar a Walt como seu "parceiro" tem sido tratado. E é quando Walter liga a metralhadora escondida em seu porta-malas (não entendi como diabos o porta-malas abriu também, mas não importa porque esta cena é foda) e mata todos na sala.
Mas Walter faz o máximo para evitar que alguma bala acerte Jesse, então WW acaba levando um tiro. Ok, todos neonazistas estão mortos, menos Tio Jack. Walter chega perto dele com a arma na mão e Jack diz: "se me matar nunca saberá onde está o dinheiro. Eu irei te cont..." POW. Um tiro na cabeça de Jack acabe com tudo. Já não é o dinheiro que importa. Tobb, pasmo com o acontecimento, não percebe que Jesse estava atrás dele, então Jesse o enforca com as correntes em seu pulso.

Chega à prova final de Walter. Ele entrega uma arma a Jesse e pede para que ele o mate. Essa é a redenção dele com Jesse, depois de tudo que Walter fez com ele esta era a única maneira de quitar as dívidas. Porém Jesse não o faz. Ele já não precisa mais da vingança, ele só quer ir embora para um nova vida. Jesse, com o gosto da liberdade em sua boca, entra no carro e corre, chorando de alegria e desespero, mas livre. Onde estará ele agora? Será que virou carpinteiro ou entrou em uma corrida em Need For Speed?

Esse é o final. Walter está no laboratório de metanfetamina de Tobb. O tiro consome cada vez mais suas forças, o sangue escorre por sua camisa, mas nada disso parece atrapalhar a sensação que ele saboreia no laboratório, o local que o fazia sentir vivo. E é aí que seu corpo cai no chão ao som de Baby Blue da banda Badfinger, que não poderia combinar mais com o momento. Walter está caído. Os policiais estão entrando. Ele só está sorrindo. Está satisfeito.
Diria que Breaking Bad não teve um final triste, pois tudo acabou bem. Jesse estava livre, a droga nunca mais seria fabricada, Junior iria receber o dinheiro de Walter por meio de Gretchen e Elliot. "Mas Walter está morto", você pode dizer, mas ele morreu satisfeito, morreu sabendo que fez algo que gostou e que sua vida valeu a pena. O final não poderia ser melhor, tudo se encaixou perfeitamente com um desfecho sensacional, e não era para se esperar menos de uma série genial como Breaking Bad.

Veja se a música Baby Blue não é perfeita com a série:
Letra traduzida:

Acho que ganhei o que merecia
Deixei você esperando lá por muito tempo, meu amor
Todo esse tempo sem uma palavra
Não sabia que pensaria que eu iria esquecer ou
me arrepender
Do amor especial que tenho por você,
Meu bebê azul

Todos os dias se tornaram tão longos
Você realmente pensa que eu lhe causaria algum dano?
Coração, quando lhe deixei partir
Penso que terá percebido o que eu conheceria
Eu mostraria, o amor especial que tenho por você,
Meu bebê azul

O que posso fazer? O que posso dizer?
Exceto que lhe quero ao meu lado
Como posso lhe mostrar
Mostre-me o caminho
Você não sabe às vezes que tentei?

Acho que isso é tudo que tenho para dizer
Exceto que o sentimento fica mais forte a cada dia
Só mais uma coisa antes de eu ir
Cuide-se, querida, me deixe informado
Deixe crescer, o amor especial que tens por mim,
Minha querida

Sim, estou triste. Breaking Bad foi a melhor série que já assisti, será difícil imaginar que não irei mais ver algo tão fenomenal, porém será uma série que ficará marcada para sempre, pois todas as coisas precisam de um final, e todas as coisas boas são eternas. A saudade continuará, mas poderemos saciá-la um pouco após a estreia de Better Call Saul, Spin-off de um dos melhores personagens da série. Para terminar, só posso agradecer Vince Galligan por nos trazer esta série. Obrigado Vince Galligan, obrigado Bryan Cranston, obrigado Aaron Paul. Obrigado Breaking Bad.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário