6 de novembro de 2013

Jogos Vorazes e Battle Royale

Após lançar Jogos Vorazes em 2010, Suzanne Collins foi acusada de plagiar o mangá/livro/filme Battle Royale, pois ambos tratam de temas semelhantes. Porém, quais são suas semelhanças?


Você conhece Battle Royale?
Battle Royale foi um livro escrito por Koushun Takami e se tornou um dos mais vendidos e controversos romances publicados no Japão e, em 2000, acabou por se tornar um filme igualmente aclamado e controverso. Mais tarde, foi adaptado para os mangás, somando 15 tomos (volumes) no total.
Mais de 10 anos depois, Suzanne Collins publicava sua primeira edição da famosa série Jogos Vorazes. Contudo, muitos fãs acusaram que Jogos Vorazes fosse um plágio de Battle Royale.
Afinal, quais são suas semelhanças?
Battle Royale
Em um futuro não tão distante, a nação entra em colapso. 800 mil estudantes começaram a boicotar a escola, então os adultos passam a perder a confiança nos jovem e, temendo suas atitudes, aprovaram a Lei de Reforma Educacional do Milênio, conhecida como Lei Battle Royale. Esta lei consiste em sortear uma classe de estudantes e colocá-los para participar de um "jogo" e a regra principal é, simplesmente, matar uns aos outros até sobrar apenas um. Se em 3 dias não restar apenas um, o dispositivo que todos os alunos usam no pescoço irá explodir. O motivo real para o governo realizar esse "jogo" é desconhecido.
O filme, assim como o livro, é extremamente selvagem e violento, levando amigos a se matarem puramente pelo instinto da sobrevivência. Além disso, os "jogadores" recebem uma mochila com equipamento totalmente aleatório, podendo conter desde um revólver até uma tampa de panela.

Jogos Vorazes
Diferente de BR, Jogos Vorazes se passa em um futuro pós-apocalíptico, onde as pessoas estão sendo totalmente controladas pela Capital. Com isso, a Capital implanta os Jogos Vorazes, onde cada um dos 12 distritos deve oferecer um menino e uma menina como tributo para os jogos, totalizando 24 jovens e eles precisam matar uns aos outros até restar apenas um... ok.

Conclusão
Sim, ambos são extremamente semelhantes em seu enredo. Battle Royale mostra a matança e a crueldade de modo agressivo e impactante. Jogos Vorazes, contudo, usa os jogos apenas como plano de fundo para sua história, sendo o seu objetivo principal falar sobre uma sociedade submissa. A matança é trabalhada apenas em seu primeiro livro e em suas sequências é focado o lado político. Além do mais, se for levar em conta semelhanças, Jogos Vorazes pode ser considerado uma versão "teen" tanto de 1984, livro de George Orwell, quanto de Battle Royale, pois ambos (JV e 1984) retratam um governo totalitário. Sem falar no livro de Stephen King publicado em 1982, "O Concorrente", onde a história é sobre um homem que está sendo "caçado" e precisa sobreviver um mês para ganhar um Reality Show.
Apesar de ambos serem semelhantes em sua premissa, Battle Royale é muito superior na parte dos jogos, pois é mais realista e violento que Jogos Vorazes, fazendo com que o espectador/leitor sinta um impacto muito maior ao se deparar com jovens matando pela sobrevivência.
Entretanto, Jogos Vorazes procura desenvolver mais o mundo e os personagens ao seu redor e, apesar do livro estar muito longe de ser perfeito - e até deixa a desejar em certos momentos -, é um livro interessante e divertido de ler.
Mesmo que Suzanne Collins tenha afirmado desconhecer BR quando escreveu JV (o que é muito duvidoso), muitos insistem e dizer que é apenas um plágio, porém o próprio autor de Battle Royale disse não ter problema com Jogos Vorazes, pois, segundo ele, cada livro tem algo novo a oferecer.



Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Nossa, não sabia dessa acusação! Que coisa, rsrs... Confesso que fiquei curiosa pelo Battle Royale, porque amo Jogos Vorazes e os japoneses também trabalham muito bem...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Muito séria essa acusação de plágio né? Vou pesquisar mais sobre BR pra saber e tirar minhas próprias conclusões, mas pelo que vc disse, só a parte da batalha é parecida, né?
    É legal ter histórias "parecidas" assim, dá até pra fazer uma lista "se vc gostou de...pode gostar de..."

    Beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mikael,
    tudo bem?
    Eu ainda não li jogos vorazes (o que pretendo fazer em breve, já que todos elogiam) e confesso que não conhecia Battle Royale. Portanto, não posso opinar e uma acusação desse porte é algo muito grave.
    Mas gostei da sua reportagem.
    beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li a trilogia da Collins e também o livro e os mangás (fiz até resenha no meu blog sobre os mangás http://oepitafio.blogspot.com/2012/10/battle-royale-koushun-takami-e-masayuki.html) e o grande diferencial tá no fato de a Collins falar mais sobre mídia, sociedade e revolução, enquanto Battle Royale foca mais no drama particular de cada personagem e na própria disputa. Não sei se o autor desse blog já leu Battle Royale (o mangá pelo menos), mas recomendo muito, daí dá pra fazer um post que fale de forma mais específica e não tão geral das diferenças. No mais, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elder.
      Infelizmente não li o mangá (nem o livro) ainda, apenas assisti o filme, por isso embasei minha comparação apenas no longa. Gostei bastante da resenha que você fez no seu blog.
      Abraços

      Excluir