21 de fevereiro de 2014

Led Zeppelin: Comentários sobre a discografia (Parte 1) - Introdução, The New Yardbirds


Jimmy Page ficou marcado na história da música e na cultura em geral por ser um dos melhores guitarristas. Fruto da safra maravilhosa de instrumentistas dos anos 60, Page foi um dos principais alicerces do que viria a ser chamado de Hard Rock ou Heavy Metal (existe discussão quanto ao termo correto para se definir o estilo), e tudo isso se consolidou através do Led Zeppelin, banda que entra facilmente no Top 5 de mais influente banda de Rock de todos os tempos. 




Um vocalista com trejeitos característicos e uma voz estridente, um baixista multi-instrumentista muito habilidoso, um dos bateristas mais pesados que o mundo já conheceu e o tal guitarrista que já foi referido mais acima.  Sim, o arquétipo de banda de Rock que alcança todos os cantos do mundo com o poderio de suas canções intensas e heavy pode não ter sido criado pelo Zeppelin, mas certamente foi fundamentado pela banda. Não apenas isso – o mundo tem uma grande dívida para com os ingleses, e nada melhor do que um pequeno tributo aos mesmos, não é? 

Faixa “Dazed and Confused” do The Yardbirds, posteriormente regravada pelo Led Zeppelin.

Por que o nome de Page foi citado no texto antes Plant, Jones ou Bonham? Simples: não por ter sido mais importante, mas por ter dado o ponta pé inicial para o surgimento do Led Zeppelin. Tudo começou com uma banda de blues rock chamada The Yardbirds, pela qual passaram alguns nomes como Jeff Beck, Eric Clapton e o próprio Jimmy que, com o fim da banda, acabou aproveitando o nome e o reconhecimento que a mesma detinha para formar o The New Yardbirds. Além de Page, a banda deveria contar também com Jeff Back, o que acabou não se concretizando; tamanha “combinação” era obviamente algo muito surpreendente, sendo que Keith Moon (baterista do The Who que faleceu em 1978) reconheceu o possível impacto da banda ao dizer que ela cairia como um balão de chumbo (lead Zeppelin), um dos fatos lendários da história do Rock. O outro integrante remanescente do Yadbirds que ajudou a formar os novos Yardbirds foi Chris Dreja, baixista da última formação.

Faixa “Little Games” (1966) do The Yardbirds, contando com a participação especial de John Paul Jones no baixo.

O objetivo do The New Yardbirds era continuar o legado da banda original, o que acarretaria num repertório baseado nas músicas antigas da banda no início. Assim, após algumas procuras por vocalistas e indicações, Page convocou o vocalista Robert Plant, trazendo consigo o baterista John Bonham; com a saída de Bonham, o renomado músico de estúdio John Paul Jones foi recrutado para o posto de baixista e tecladista.

Apresentação do Led Zeppelin em Washington, EUA - 30 de dezembro de 1968, algumas poucas semanas antes do lançamento do primeiro álbum.

Com um nome de grande relevância, a nova banda realizou uma turnê em parte da Europa, onde as músicas do primeiro álbum começaram a surgir. Após essa sequência de apresentações, devido às intervenções do baixista Chris Dreja, a banda teve que mudar seu nome... Surgindo o Led Zeppelin, por fim. Com o “boom” do Rock britânico e sua energia ao vivo, os quatro rapazes fizeram com que a cena regional inglesa e os EUA voltassem seus olhos para o que viria em seguida – dois álbuns espetaculares no ano de 1969, chutando tudo o que viam pelo caminho com uma sonoridade que despertou um lado mais obscuro e complexo da música. 

"You Shook Me" do álbum Led Zeppelin I ao vivo em San Francisco (EUA), dias antes do mesmo álbum ser lançado.

As gravações do primeiro álbum da banda começaram em outubro de 1968, contendo grande parte das faixas que puderam ser ouvidas ao vivo na turnê americana. Contudo, o Led Zeppelin I será assunto para a próxima parte!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário