26 de julho de 2013

Década cinematográfica.


Quando alguém resolve separar os melhores filmes, com certeza acaba aparecendo vários dos anos 90. Uma década marcada por vários fatos paralelos, mas que não deixou de lado o brilho do cinema, levando às mais belas obras cinematográficas, premiações e repercussões gigantescas. A palavra pra década só pode ser: grandeza!

Das obras dos anos 90, podemos separar as mais aclamadas pela fama, mais elogiadas pelas críticas e mais indicadas à premiações. Entre as melhores estão:




A Lista de Schindler (1993)


Sinopse: Ao comprar uma fábrica em 1939, na Polônia dominada pela a Alemanha, Oskar Schindler salva a vida de milhares de judeus recrutando-os para trabalhar em sua fábrica. O filme teve a direção de Steven Spilberg e foi escrito foi Steven Zaillian.
Sobre: Foi ganhador de sete prêmios e três globos de ouro, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor (Spilberg). Em 2007 foi eleito o oitavo melhor filme americano de todos os tempos, pelo American Film Institute.


Beleza Americana (1999)

Sinopse: Em meio a uma vida frustante, traições da esposa e conflitos com sua filha adolescente, Lester Burnham enfrenta uma crise da meia idade ao se apaixonar pela melhor amiga se sua filha.
Sobre: O filme foi aclamado pela fama após várias idas e vindas de ideias do júri de premiações, no fim de tudo ganhou três Oscars. Em fevereiro de 2000 foi indicado a oito prêmios Oscar, quando já era considerado um forte concorrente na premiação.

Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994)

Sinopse: Traz 40 anos de história dos Estados Unidos contada por um homem de QI abaixo da média chamado Forrest Gump, que participa ativamente de vários fatos marcantes, como a Guerra do Vietnã e do Watergate.
Sobre: Filme notório que levou Tom Hanks a ser considerado um dos melhores atores da década. O filme foi indicado a treze Oscars e ganhador de seis categorias, incluindo Melhor Ator (Tom Hanks).


Os Donos da Rua (1991)

Sinopse: Relava o duro cotidiano num bairro de classe baixa e maioria negra, em Los Angeles. É a vida de três irmãos que seguem rumos diferente, mas continuam amigos, até que um acontecimento transforma totalmente a vida dos três.
Sobre: A direção de John Singleton fez dele a pessoa mais jovem a ser indicada a Melhor Diretor, e primeiro negro a ser indicado para o prêmio.

O Paciente Inglês (1996)

Sinopse: No fim da Segunda Guerra Mundial, um desconhecido que teve todo o corpo queimado numa acidente de avião, narra em "flashbacks" toda sia história a uma enfermeira canadiense. Ele conta sua vida de acordo com o que vai vindo a mente, mas deixa perceber que prefere que algumas memorias continuem esquecidas. Relata o romance com a mulher de seu amigo, e o triste fim desse amor.
Sobre: Indicado à 12 Oscars, venceu 9.


Cães de Aluguel (1992)

Sinopse: Relata os eventos anteriores e posteriores a um mal sucedido roube de diamantes. Uma gangue de seis homens é surpreendida pela polícia, fazendo com que crie uma desconfiança entre eles sobre um traidor.
Sobre: Não foi de tão grande reconhecimento quando lançado, ganhou destaque quando lançaram Pulp Fiction. Foi o primeiro filme do diretor Quentin Tarantino, que após a fama de seu filme foi conhecido pela  “ melhor estréia de um principiante na direção de um filme da história”.


Gênio Indomável (1997)

Sinopse: Um jovem órfão com passagens na polícia, é descoberto por um professor universitário da mais graduada faculdade do mundo. Um terapeuta tenta ajudá-lo e acaba transformando a vida do garoto.
Sobre: Indicado em nove categorias ao Oscar, venceu duas. Indicado 4 vezes ao Globo de Ouro, tento ganho uma.


Pulp Fiction (1994)

Sinopse: É o relato de três história diferentes, porém entrelaçadas. Dois assassinos profissionais, o chefe deles e sua esposa, um boxista pago para perder uma luta, e um casal de assaltante em ação num restaurante.
Sobre: Foi indicado a sete Orcars e em 1994 venceu a Palma de Ouro, O filme fez com que a vida de seu protagonista, o ator John Travolta tivesse uma grande revitalização, e deu a ele uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.


O Silêncio dos Inocentes (1991)

Sinopse: Um jovem do FBI, procura a ajuda de um psiquiatra assassino em série canibal, Dr Hannibal “Canibal” Lecter, um prisioneiro assassino. A missão da jovem é convencê-lo a ajudar, pois precisa pegar outro serial killer.
Sobre: A intrigante história de direção de Jonathan Demme, teve em todo mundo uma bilheteria de 272.742.922 dólares, e o terceiro filme a ganhar 5 categorias de Óscar. É o segundo melhor filme na categoria terror, só perde para O Exorcista (1973). Uma curiosidade sobre o filme é sua capa, onde na borboleta sobre a boca de Jodie Foster, vê-se a imagem de uma caveira, se olharmos com atenção podemos perceber que se trata de uma caveira com mulheres nuas, essa imagem é de 1939, do surrealista Salvador Dalí.


Clube da Luta (1999)

Sinopse: Jack Norton é um homem comum e bem sucedido, vive uma vida monótona até conhecer Tyler, um vendedor de sabão. Juntos montam um “clube da luta”, um lugar usado como terapia para atingir a  liberdade
.Sobre: Quando lançado recebeu inúmeras críticas negativas e não atingiu às expectativas nas bilheterias mundiais. Até que o “The Guardian” o descreveu como “inovador”, levando até mesmo a mudança de visão de alguns críticos. Alguns anos depois foi considerado um dos melhores filmes lançados, e um dos finais mais surpreendentes da história.



Matrix (1999)

Sinopse: O mundo está sob o domínio as máquinas, e a única salvação é que "o escolhido"(Keanu Reeves) siga a profecia, e liberte toda a raça humana.
Sobre: A trilogia de Matrix tem uma das melhores edições da época, todos os filmes de estilo "cyberpunk" viraram sucesso de bilheteria. Ganhou as 4 indicações ao Oscar que teve.





Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Que lista heim Sarah? Ótimas escolhas, simplesmente de tirar o fôlego. O mais emocionante é Forest Gump e o meu preferido Clube da Luta! Mas gosto de todos que estão aí!

    Abraços!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!São ótimas escolhas.. CLube da Luta e Pulp Fiction são o que mais me surpreendem, mas Matrix eu acho inovador! Adorei o blog de vocês :D

    ResponderExcluir