26 de julho de 2013

Filme x Livro [1]: O Iluminado


















Um dos livros mais aclamados de Stephen King, O Iluminado, publicado em 1977 e que três anos mais tarde seria adaptado ao cinema por um dos maiores diretores de todos os tempos: Stanley Kubrick.
O filme gerou discussão entre os fãs do livro por não ser muito fiel à obra, porém é considerado um dos maiores clássicos do terror.
Mas qual é melhor? O filme ou o livro?

Eu, como fã de Stephen King, deveria falar que o livro é muito superior e que o filme é apenas uma adaptação comercial visando pegar carona na fama da obra e gerar uns milhões por meio disso. Porém, antes de fã do King, eu sou fã de cinema, e sei reconhecer um bom filme.


A premissa de ambos são semelhantes, contando a trama de um pai chamado Jack Torrance, um ex-professor que foi demitido após problemas com um aluno, e consegue um emprego como zelador de inverno em um hotel totalmente isolado. Parecendo uma chance para reconstruir sua família após problemas com álcool (que o fez quebrar o braço de seu filho quando este tinha apenas três anos de idade), Jack se muda para o Hotel Overlook junto com sua esposa Wendy e seu filho Danny, que é chamado de "iluminado" por possuir poder de telepatia.

Por mais que a ideia do filme seja a mesma do livro (Hotel, pai maluco, menino sobrenatural), este acabou tomando rumos diferentes, tirando acontecimentos do livro e colocando cenas que não existiam. King disse que detestou a adaptação, levando a uma discussão com Kubrick e, anos mais tarde, foi readaptada em formato de minissérie que, mesmo sendo muito fiel ao livro, é extremamente inferior ao filme.



O filme consta com a excelente atuação de Jack Nicholson no papel de Jack Torrance, conseguindo manter equilibrada cenas em que o personagem beira a insanidade, acompanhada com a brilhante direção de Stanley Kubrick que consegue manter o clima de tensão durante todo o filme.
Kubrick eliminou muitas cenas do livro, mas será que isto é realmente um problema? Eu, pessoalmente, acho que a linguagem de King não funciona muito bem no cinema, pois seus livros costumam ser longos, o que lhe dá tempo para desenvolver todos seus personagens (que não são poucos) e de criar a ambientação necessária para o leitor sentir-se parte do livro.

Muitas cenas da obra não funcionariam na tela, como quando Danny é picado por vespas, por exemplo. Porém a substituição trouxe ótimas cenas que foram marcadas na história do cinema, quem não conhece a clássica cena que Jack quebra a porta com um machado? Ou a tensa sequência da perseguição no labirinto? E não podemos negar, talvez King não tivesse o reconhecimento que possui hoje se não fosse por suas adaptações, sendo este filme mais conhecido do que o livro em si.

Cena do labirinto

Jack quebrando a porta "Here's Johnny"

Qual a conclusão? Filme ou livro?
Sempre existe a discussão entre filmes e livros, "O livro sempre é melhor", porém nesta situação é difícil de dizer. Como uma adaptação o filme é ruim, mas como um filme de terror ele é realmente um clássico e se for visto sem esperar algo fiel ao livro, poderá ver que é um excelente filme de terror, o que quase não encontramos atualmente, dirigido por um ótimo diretor. Por Deus, chega de enrolação e diga algo conclusivo, qual é melhor? Felizmente esta é uma pergunta que não consigo responder! Por que felizmente? Porque ambos são obras primas que devem ser apreciadas por qualquer um que goste do gênero de terror. Se você se interessar pelo livro, veja o filme; se gostar do filme, leia o livro, mas aprecie os dois com olhos diferentes, pensando que é a mesma história contada pelo ponto de vista de dois gênios diferentes.




Comentários
1 Comentários

Um comentário: