1 de agosto de 2013

"50 tons de Cinza", é ou não uma boa escolha?

     A trilogia "50 tons de cinza", foi e ainda é um foco de comentários e críticas. Publicada em 2011, pela aclamada E. L. James, que em 2012 foi considerada pela revista Time umas das 100 pessoas mais influentes do mundo, seus 3 livros somam mais de 40 000 000 de cópias vendidas em 37 países, ultrapassando livros épicos no Reino Unido, como Harry Potter e Código da Vinci.
     A história se resume em uma virgem de 21 anos, Anastasia Steele, que entrevista Christian Grey para o jornal da Faculdade de Literatura. A trama decorre de um contrato entre eles, onde Anastasia se submete ao sexo, sadomasoquismo, e fetiches, como Bondage. No livro, o "romance" entre os dois é polêmico, o que causou grandes comentários contra o mesmo, fazendo ser considerado um péssimo livro, ou algo não recomendado. 
     Quando li a trilogia, já sabia do que se tratava, abrange o gênero ao que foi escrito, ficção erótica. São 3 livros que realmente se resumem em sexo, uma simples escrita de entretenimento. Mas assim que disse para alguns amigos que estava lendo, escutei vários comentários negativos, alguns vieram de pessoas que não chegaram a lê-lo. Várias críticas que vi, rotulavam o livro como algo sem sentido, e com muito pouco enredo, uma obra resumida na submissão de Anastasia, que poderia ser escrita de forma melhor.
     A lista de best-sellers em que Cinquenta tons de cinza foi citado, continha livros de todos os gêneros, mas via-se claramente a escassez de livros eróticos, principalmente que tratam de submissão e sadomasoquismo, o que provavelmente gerou um grande "choque" quando uma obra dessa forma virou best-seller, e foi colocada lado a lado com autores magníficos, chegando a tomar posições em números de venda de livros muito consagrados.
     A comparação de "50 tons de cinza" e "Toda sua", é quase impossível de não comentar.. A escritora Sylvia Day criou uma obra com um enredo bem parecido com o de E. L. James, porém a personagem principal de Toda Sua não é tão ingênua, é provocativa, sensual e decidida. Alguns motivos me fazem preferir "Toda Sua" à "50 tons de cinza", tais como o decorrer das cenas de sexo não demorarem tanto, e são menos abusivas. O sadomasoquismo só começa no segundo livro e a "transformação" do "Toda Sua" é de prender a atenção, algo que no "50 tons.." não acontece tanto, os dois livros começam de forma muito parecida, mas logo depois o Toda Sua se transforma em algo bem melhor escrito, capaz de cativar a atenção de quem lê.
   O livro aclamado é uma ótima escolha, porém, apenas se você gostar do gênero e não tiver pressa em cenas de sexo e preliminares. Todavia, o "Toda Sua" é uma escolha melhor ainda, sendo cativo para com sua atenção, e sabendo prender o leitor na trama, que é bem melhor contada do que a do "50 tons de cinza".



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário