26 de agosto de 2013

Combo Música + Livro (Parte 2): Angra + A Tempestade

File:Prospero and miranda.jpg

Dentro do Rock em geral, os álbuns conceituais são bem conhecidos por tomarem como base outras obras artísticas para criar um conceito, tanto lírico quanto musicalmente, tentando buscar uma atmosfera correspondente à inspiração. Os livros também foram bastante explorados, principalmente os que possuem traço fantástico, o que vem a calhar para o gênero musical em questão que muitas vezes explora realidades fictícias. Assim sendo, nada melhor do que começar por uma obra que se aprofunda em intrigas políticas e elementos fantásticos, escrita provavelmente entre 1610 e 1611: a peça teatral A Tempestade, de William Shakespeare.




File:Miranda - The Tempest JWW.jpg

A trama de A Tempestade gira em torno de Próspero, feiticeiro e Duque de Milão por direito, e sua filha Miranda, ambos injustiçados e exilados numa ilha por Antônio, irmão do feiticeiro. Assim, rancoroso e sedento por vingança, Próspero encontra a oportunidade perfeita para retomar o que lhe foi tomado ao saber através de seus poderes mágico que seu irmão passava pelas proximidades da ilha em um barco, e do evento em questão nasce o desenvolvimento dos fatos. Unindo a complexidade do orgulho e da vingança com outros elementos, Shakespeare certamente viria a se tornar fonte de inspiração para outras formas de arte de uma forma geral.

Angra é uma banda de Heavy Metal brasileira formada em 1991, e é conhecida como um dos grandes expoentes do Metal nacional. Apesar das bruscas mudanças de formação, tema recorrente na internet no ano passado, a banda se mantém até hoje como um grande alicerce da chamada “cena”... No entanto, antes de todas as problemáticas que culminaram na saída do vocalista Edu Falaschi, a banda lançou um álbum conceitual baseado em A Tempestade chamado Aqua. Quanto ao álbum em si, é possível dizer sem muita reflexão que foi um dos piores trabalhos já lançados por eles. Todavia, o álbum é bom, e é uma covardia compará-lo com os três primeiros álbuns da banda, então vamos em frente. 

                          Ficheiro:Angra aqua.jpg

O grande destaque de Aqua está na atmosfera presente nas músicas, assim como as letras obviamente retratando situações ou sentimentos de personagens específicas da obra. Segue abaixo uma das canções mais medianas do álbum, "Arising Thunder", mas que apesar de toda a sua mediocridade, nos apresenta uma letra que simplesmente resume os sentimentos de Próspero em relação a tudo que se sucedeu, assim como a seu irmão.


 Time for your reflection
What's the promise you have made?
Destruction of your pride
And reconstruction of my name
You betrayed me where's your bravery?
Now you face your doom
Your fate will be traced by the spear
That went tearing through

When you hear the winds of revenge

All of the distance and the chains
You put around my damned soul
Right now it's all finished
I'm just building your new world
While you navigate in peace
And glance at lands you will control
Bewitched you cannot see the route
And hell where you will go

Já em relação ao lado musical, temos as espetaculares "A Monster In Her Eyes", "Spirit Of The Air" e "Weakness Of A Man".

 




E para terminar, outra bela música que deve ser analisada ao término da leitura: "Ashes". O fim da peça está ali presente, então se você ainda não conhece o desenrolar das atitudes e decisões de Próspero, leia A Tempestade e em seguida escute o álbum Aqua, pois certamente irá acrescentar muita vivacidade à experiência.

 

Our revels now are ended
We were actors?
We were spirits?
Melted into air
Now I lift my spell.



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Nossa, amei o post! Super interessante a ideia do combo!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Ei Gabriel! Achei muito bom o blog de vocês e o post excelente!
    Bandas que também costumam fazer albuns conceituais são Blind Guardian e Rhapsody! Se algum dia faltar inspiração para a coluna, lembre dessas bandas! ;)
    Abraços!
    Samara - www.infinitoslivros.com

    ResponderExcluir