29 de setembro de 2013

Breaking Bad e sua influência

Após 5 gloriosas temporadas, Breaking Bad finalmente chegará ao seu final (hoje, dia 29/09) e eu, como um fã assíduo desta grande obra, não conseguiria me conter e ficar sem falar sobre ela.
Ps: A matéria não contém spoilers.


Lembro-me como se fosse ontem, eu em minha sede insaciável por séries, buscando uma série que pudesse prender a minha atenção de forma arrebatadora e conseguisse me arrancar algumas horas. Foi quando eu encontrei Breaking Bad. Desconhecendo totalmente a sua história, resolvi assistir esta série que eu não entendia porque era tão aclamada. Foi amor à primeira vista. Durante meses fique remoendo esta dúvida incessante em minha mente: Por que diabos eu não consigo parar de assisti-la? Como uma série que retrata a vida de um traficante poderia ser tão sedutora, fazendo com que ficássemos frustrados, emocionados e apaixonados com o seu decorrer?

Desde seu começo um pouco duvidoso e até mesmo cômico (sim, cômico de certa maneira) Breaking Bad apenas manteve o nível de qualidade crescente, onde seu ápice é, sem dúvida, a quinta temporada. Podemos dizer que, de certa maneira, BB nunca foi uma série muito comerciável, em suas primeiras temporadas era mais uma série cult, não era muito comentada na internet e não havia a comunicação e a reação do público em geral nas redes sociais ou em qualquer outra parte da internet. Porém, em sua primeira metade da quinta temporada, a série teve uma explosão: todo mundo estava assistindo e comentando sobre seus angustiantes episódios.

Talvez o fato que tenha influenciado essa divulgação de seus episódios e virado uma série tão cultuada deve ter sido o fato de seus episódios serem mais facilmente acessados por sites como o Netflix, onde contém todos os episódios até a primeira metade da quinta temporada, como também com a ajuda de pessoas que tanto a adoram e insistem em mostrar isso ao mundo. Eu, por exemplo, não deixo de divulgar BB para todos com quem falo - resultando em vários amigos e familiares (incluindo meu pai) viciados na série - e acho que deixo um tanto claro em minhas postagens no blog, onde não consigo evitar de citá-la.
Breaking Bad trata sobre como um homem pode ser corrompido tentando fazer algo com uma boa intenção, levando ao questionamento: os fins realmente justificam os meios? Para evitar spoilers, esta é uma questão levantada constantemente na série, quase que sendo seu foco principal. Walter White, um professor de química que trabalha também em um lava jato para cobrir suas despesas, se encontra em uma situação desesperada: descobre que está com câncer terminal. Partindo disso, WW precisa arrumar um jeito de juntar dinheiro para sua esposa grávida e seu filho. E esta seria a tal solução: fabricar metanfetamina com seu ex-aluno, Jesse Pinkman.

A princípio, BB pode parecer apenas um dramalhão com intenção de mostrar um homem virando um traficante, porém ao seu decorrer ela mostra-se muito mais profunda e significativa. Porém esta não foi a primeira série a retratar a vida de um anti-herói, Família Soprano e Dexter já haviam feito isso antes, então o que diferencia Breaking Bad das demais? A poesia e a crueldade. BB lida de maneira minuciosa com as questões de valores morais e sociais de um indivíduo, até que ponto pode chegar um ser humano quando precisa ajudar sua família.

A maneira cinematográfica com que Breaking Bad é feita, tanto no roteiro genial quanto na parte mais aqui [pode conter spoilers]).
técnica, como filmagem, ângulos ousados de câmeras, figurino, faze com que NADA colocado na tela seja em vão. Tudo em Breaking Bad tem um significado, sendo ele perceptível ou não. Há coisas que podem ser notadas em seu próprio figurino, Walter, por exemplo, no começo da série sempre está usando camisa verde, Skyler usa azul, Marie usa roxo e por aí vai, porém estas cores estão associadas aos acontecimentos e as características psicológicas de seus personagens (veja mais sobre isso

Breaking Bad consegue brincar com os nossos sentimentos, fazendo com que tenhamos lutas de amor e ódio com cada personagem. A evolução dos personagens é um dos fatores mais influentes em toda a série, pois nenhum personagem é simplesmente jogado para encher cena, todos eles estão amarrados de maneira importante para a série e para os protagonistas, seja diretamente ou indiretamente. Nenhum dos personagens no final da série está com as mesmas características de quando começou, todos eles mudam de maneira drástica.

O ponto mais importante da série é a objetividade de sua história: ela começa sabendo quando e onde acabar. Isso é crucial para a qualidade de uma série, como já foi visto muitas vezes em diversas séries, Dexter, por exemplo, foi uma série que deve seu ápice em sua quarta temporada e, como tudo, após atingir o ápice a tendência é cair, e foi o caso de Dexter, que deve seu final tardio após oito temporadas e foi considerado um dos piores finais de série. No caso de Breaking Bad, com o imenso sucesso que está tendo atualmente, os produtores poderiam muito bem criar mais duas ou três temporadas, porém eles mantiveram os pés firmes no chão, e não poderiam estar mais corretos ao fazer isto, pois, como diz o ditado: saia enquanto ainda está por cima.

Não se sinta culpado ao terminar um episódio e ficar com o pensamento de "tá, mas o que vai acontecer agora?", pois é exatamente este o objetivo da série. Muitos chamam Game of Thrones como uma série muito imprevisível (e realmente é), onde qualquer personagem pode morrer de repente. Breaking Bad lida com a mesma questão, entretanto é por você não conseguir prever o próximo movimento de seus personagens, levando até a nos deixar angustiados com a cadeia de acontecimentos que podem acontecer com apenas uma atitude feita por algum personagem.
Breaking Bad é a melhor série já feita? Esta é uma questão muito pessoal, realmente, BB não é uma série para todos, e não falo isto como se o motivo para alguém não gostar fosse por inferioridade. Alguns podem achá-la lenta demais, não correspondendo ao seu gosto pessoal. O que importa é saber separar duas coisas: gosto pessoal e qualidade, pois ambos são muito divergentes. Para mim, e provavelmente muitos outros, Breaking Bad é sim a melhor coisa já feita na história da televisão, tanto que entrou para o Guinness sendo considerado como tal.

Vince Gilligan conseguiu levar para a televisão uma ideia totalmente imoral e politicamente incorreta, como é que podemos gostar tanto de um traficante? Ou pior, torcer por sua vitória? Eu já odiei Walt. E já torci por ele. Já fiquei com medo de que fosse descoberto. Já fiquei triste ao final de um episódio. Já fiquei ansioso a semana inteira até o lançamento do próximo episódio. Breaking Bad é uma série que deixará saudades, aliás, eu estou triste há muito tempo por tentar imaginar o rumo que o final pode levar e de pensar como será nunca mais ver Walter, Jesse, Skyler e todos os outros personagens que acompanhei por tanto tempo. Independente de gosto pessoal, uma coisa é indiscutível, Breaking Bad entrou para a história da televisão como uma das melhores coisas já feitas, e seus 2.978 minutos de duração em 62 episódios jamais serão esquecidos.

Ps: Eu irei postar um review do último episódio, provavelmente, na terça feira, dando meu último adeus à serie.


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Oiii
    Tudo bom?
    Nunca assisti... mas parabéns pelo post... ^^

    Adorei seu blog.. já estou seguindo..
    Te convido para conhecer o meu cantinho...
    Beijos

    Relíquias da Lylu
    http://www.reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir