11 de setembro de 2013

Filme x Livro [3]: Clube da Luta


















Hoje iremos colocar dois clássicos frente a frente e compará-los para descobrir quem é melhor: o aclamado livro de Chuck Palahniuk, ou o marco de David Fincher.

"A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta; a segunda regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta"
Em 1996, Chuck Palahniuk estava publicando seu primeiro romance, fazendo com que ele virasse um dos escritores mais aclamados dessa geração, sendo considerado "cult". Sua narrativa ágil e diferenciada fez com que sua obra fosse muito elogiada, tornando o seu estilo de escrito seu marco, e não demorou muito para Hollywood se interessar por seu livro, mesmo que parecesse inadaptável. Porém, o filme estava nas mãos cuidadosas e competentes de David Fincher, e já em 1999 Clube da Luta (Fight Club) chegava aos cinemas, explodindo cabeças de todos que o assistiam.

A trama do livro e do filme é narrada em primeira pessoa pelo próprio protagonista, conhecido como Jack, e ele sofre de insônia que parece incurável, até descobrir uma clínica de ajuda a homens que sofrem de câncer nos testículos, que faz com que ele tranquilize sua mente consiga ter uma boa noite de sono. Então, durante uma viagem de avião, Jack acaba conhecendo Tyler Durden, um vendedor de sabão despretensioso e despreocupado, então ambos passam a viver juntos, e criam o Clube da Luta, onde qualquer homem pode descarregar seu instinto selvagem em uma luta.
À primeira vista, Clube da Luta (tanto o livro quanto o filme) pode parecer apenas uma obra de violência banal e sem nenhuma pretensão, entretanto sua mensagem e sua filosofia são muito profundas e marcantes, desconstruindo a nossa sociedade que consome compulsivamente qualquer coisa, como programas de tv ou qualquer outro tipo de produto. O livro possui uma narrativa muito interessante e, provavelmente, muito diferente do que você já viu antes (a não ser que você já tenha lido algum outro livro do Chuck Palahniuk, caso contrário você ficará impressionado), o protagonista tem uma desenvolvimento e uma profundidade psicológica muito elevada, o que não é muito comum em qualquer livro. Jack nos conduz durante toda história, fazendo com que sintamos os seus sentimentos, pensemos o que ele pensa e passemos a enxergar as coisas de um angulo diferente.

Como a narrativa de Chuck é muito diferente das demais, pode parecer muito difícil adaptar sua obra, porém David Fincher executa esta demanda com maestria, tornando este um dos 10 melhores filmes de todos os tempos pela revista Empire e no site IMDb, e não é para menos, Clube da Luta é um dos filmes mais hipnotizadores e influentes de todos os tempos. A violência intensa produz um efeito absurdamente marcante na mente de que o assiste, deixando a mensagem mais profunda e explícita para todos. Porém o filme não merece ser elogiado apenas por sua mensagem (pois este o livro já o faz), mas também por sua qualidade técnica e visual, desde o figurino até cada mini detalhe que nos é mostrado na tela.
A escolha de atores não poderia ser melhor, Edward Norton transpõe perfeitamente a personalidade e o desenvolvimentos de Jack, assim como Helena Bonham Carter no papel da complexa Marla Singer e Brad Pitt (possivelmente o seu melhor personagem) interpretando Tyler Durden, um dos personagens mais marcantes e icônicos da história do cinema. Também devo elogios a David Fincher com sua brilhante direção, criando momentos de tensão, troca de cenas, cenas muito bem construídas e vários outros detalhes que fizeram com que o espírito do livro de Palahniuk fosse incorporado e desenvolvido no filme.

Chegou a hora da verdade: Filme ou Livro? Sim, é uma escolha difícil, mas se eu tiver que fazer a minha própria "escolha de Sofia" terei que ficar com o filme, que não é só um dos melhores filmes de todos os tempos como também um dos meus 3 favoritos. Porém isto não diminui nenhum pouco a importância nem a qualidade do livro, sendo uma leitura obrigatória para qualquer um que aprecie um ótimo (e perturbador) romance. Clube da Luta é um filme obrigatório para qualquer pessoa, não apenas para quem gosta de cinema, pois sua influencia faz com que esta seja uma obra que todos deveriam assistir e, respectivamente, ler.

Dica: Assista o filme antes de ler o livro, pois o impacto que causa ao assistir é maior do que ao ler.

 
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Os 2 são excelentes, mas como sempre, o livro é melhor! Detalhe que a capa é linda...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu por outro lado, Isabela, já prefiro o filme, porém ambos são excelentes.

      Abraços.

      Excluir