12 de outubro de 2013

Os 10 melhores livros infantis

Em homenagem ao dia das crianças, resolvemos fazer mais uma lista. Desta vez com os 10 melhores livros para "crianças".
Sim, livros para "crianças" com aspas, pois estes livros foram escritos, inicialmente, destinadas ao público infantil, mas grande parte dele - se não todos - são muito apreciados por adultos (inclusive boa parte eu li quando mais velho). Eu não coloquei livro como Harry Potter na lista, pois não os considero infantis. Esta lista reúne os 10 melhores livros infantis para mim, então é uma lista um tanto quanto pessoal. Espero que gostem :D

10 - O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
Lembro-me como se fosse ontem, quando entrei na biblioteca da minha escola e vi este livro. Já havia assistido ao filme e gostava muito, então resolvi lê-lo e este foi o primeiro livro que li. Tinha apenas 7 anos de idade. A fantástica história de Antoine encanta leitores há mais de 70 anos. Acho que dispensa descrição sobre este livro, pois se você não o leu (ou não conhece a história), então corra para lê-lo. Como o próprio livro diz: "Livro de criança? Com Certeza. Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi"

9 - Pippi Meialonga, de Astrid Lindgren
Enquanto O Pequeno Príncipe foi o primeiro livro que li, Pippi Meialonga foi o primeiro livro que ganhei. Escrito pela sueca Astrid Lindgren, o livro conta a história de Pippi, uma menina que vive sozinha com seu cavalo e um macaco de estimação até conhecer Tom e Aninha, e viram melhores amigos. Pippi é um dos maiores personagens da literatura infantil por causa de suas grandes características: Cabelos cor de cenoura com duas tranças tão apertadas que ficavam espichadas para os lados, rosto com sardas, vestido azul remendado, um par de meias cumpridas e um par de sapatos com o dobro do tamanho de seus pés.

8 - O Hobbit, de J. R. R. Tolkien
Há muita controversa quando diz que O Hobbit é um livro infantil. Muitos fãs discordam disso, mas este fato é muito evidente, pois o próprio Tolkien disse isso. Inicialmente, o livro foi escrito para seu filho e tem como notar uma diferença de linguagem entre este livro e a maior obra do autor, O Senhor dos Anéis. A aventura fantástica de Bilbo Bolseiro, apesar da linguagem não ser tão favorável para crianças atualmente, diverte diversos adultos e crianças, isso ficou mais notável após o lançamento da adaptação cinematográfica onde várias crianças faziam fila para acompanhar esta história.

7 - Qualquer livro do Dr. Seuss
Provavelmente poucos conhecem Dr. Seuss (eu mesmo descobri este autor há pouco tempo), mas ele é um dos maiores escritores de histórias infantis dos Estados Unidos. Quando descobri o quanto Dr. Seuss é querido na cultura americana - tanto que a maioria das pessoas cresceram com suas histórias - senti interesse em pesquisar mais sobre ele. Poderia dizer que seu estilo de escrita é uma "poesia infantil", todos seus versos são ricamente rimados e divertidos com uma história mais maluca que a outra. Ele possui diversos personagens marcantes e famosos, entre eles estão O Gatola na Cartola, Grinch, Lorax, Horton, e vários outros.

6 - Desventuras em Série, de Lemony Snicket

A grande série de desventuras dos órfãos Baudelaire contada por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) em 13 divertidos volumes. Cada livro é escrito como se fosse uma biografia dos órfãos narrada por Lemony. Após a morte de seus pais, os Baudelaire passam a morar com vários tios distantes, mas o malvado Conde Olaf vive atrás deles louco pela fortuna que os órfãos possuem. A série toda é extremamente divertida e com uma linguagem simples, tanto adultos quanto crianças irão gostar de lê-la.

5 - As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis
Lewis criou o universo de Nárnia em 7 volumes com uma média 150 páginas por livro. Nárnia é, sem dúvida, um dos maiores clássicos da fantasia que encanta leitores durante anos. Os livros são um tanto quanto desconexos entre si, o que torna a leitura mais fácil caso você esqueça de um acontecimento passado. Lewis faz diversas referências à bíblia e à mitologia em seus livros como se este livro fosse a "bíblia" de Nárnia.

4 - Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato
De fato, Monteiro Lobato nunca escreveu um livro com este título específico; o que conta, contudo, é a junção de sua obra infantil que compõem o Sítio do Pica Pau Amarelo. O primeiro livro, A Menina do Narizinho Arrebitado, foi o que deu origem ao maior clássico da literatura infantil brasileira. Diversos personagens são clássicos eternos na cultura brasileira, como Saci, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Quindim, e, é claro, Emília.

3 - O Menino Maluquinho, de Ziraldo
Um ícone da literatura infantil brasileira e o símbolo do grande escritor Ziraldo, O Menino Maluquinho é a grande obra que fala sobre um menino diferente de todos os outros. Com o seu clássico casaco azul e a panela na cabeça, Maluquinho vive suas grandes aventuras com seus amigos. O livro é uma das maiores obras de Ziraldo e acabou virando revista em quadrinhos, filmes, peças teatrais e um seriado para a televisão.

2 - Série Goosebumps, de R. L. Stine
Talvez a série que mais despertou meu interesse e minha paixão pela leitura. Apesar da série ser um pouco infanto-juvenil, acho que Goosebumps pode entrar para lista de livros infantis por conta de que suas histórias causam mais medo em crianças do que em jovens. Aliás, a série me deixou assustado por muito tempo, porém isso fazia apenas a minha sede de me assustar com os livros crescer. Minha maior curiosidade para ler esta série foram as capas: sempre assustadoras e bem desenhadas. No total, a série tem 62 livros - primeiro livro da série e primeiro que li foi "Sorria e Morra" - e já vendeu mais de 300 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se, assim, a série mais vendida do mundo.

1 - Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol
Uma das histórias mais loucas e divertidas já feitas. Alice no País das Maravilhas acabou se tornando um clássico por conta de sua história totalmente criativa e divertida, acontecendo situações tão malucas que ninguém conseguiria nem sequer imaginá-las. Porém, o livro não é apenas uma doideira sem sentido, o livro é uma paródia a poemas infantis e de referências linguísticas e matemáticas. Repleto de alusões satíricas, o livro possui dois sentidos: um para crianças e um para adultos, fazendo com que se tornasse um dos maiores clássicos da literatura.


E então, gostou da lista? Quais são melhores livros infantis na sua opinião?

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Dicas excelentes Mikael. Eu incluiria Peter Pan, quadrinhos da Turma da Mônica e Trilogia da Stella Maris Rezende!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir