15 de outubro de 2013

Os melhores e piores professores do cinema

Como hoje é 15 de outubro, Dia dos Professores, veja os melhores e os piores professores do cinema.
Não há dúvidas de que professor é a profissão mais importante que existe, pois sem eles não haveriam médicos, engenheiros, físicos, nem outros professores. No cinema, muitos profissionais marcantes passaram pelas telas ensinando seus alunos não apenas a matéria, mas também a se tornarem pessoas melhores. Contudo, há também os professores que querem apenas descontar suas frustrações em seus alunos, causando-lhes exatamente o oposto do que deveriam. Abaixo reunimos os melhores e os piores professores do cinema.
Os melhores

5 - Jaime Escalante, de O Preço do Desafio
Neste filme, Jaime tenta fazer o que muitos recusaram: transformar uma gangue de marginais em estudantes responsáveis. Você terá que descobrir se ele conseguiu alcançar seu objetivo, entretanto esforço e determinação não faltaram para este feito.

4 - Dewey Finn, de Escola de Rock
Há quem diga "mas ele não ensinou nada aos alunos, apenas a desrespeitarem a escola", porém é aí que se enganam, Dewey ensinou muito mais do que apenas rock aos seus alunos, ensinou-os a aprenderem a fazer o que gostam e não o que lhes é imposto. Além do mais, quem não gostaria de ir à escola e tocar guitarra ao invés de aprender química!?

3 - Remus Lupin, de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
É claro que na série Harry Potter houveram diversos professores, uns bons e uns ruins, mas o que diferencia o professor Lupin para estar na lista e não outro professor? Simplesmente por ele ser o meu preferido =D. Mas eu quero deixar minha menção honrosa a todos os professores (legais) de Harry Potter. 
Ps: Não coloquei o Dumbledore porque ele já não era mais professor quando a série começou (Sim, essa é a minha desculpa esfarrapada para colocar o Lupin).

2 - William Forrester, de Encontrando Forrester
Após ser enviado para uma escola de elite, Jamal Wallace - um escritor recluso e cheio de manias - conhece William Forrester, que passa a ser seu mentor ajudando-o a aprimorar seu talento como escritor.

1 -  John Keating, de A Sociedade dos Poetas Mortos
Chega a ser clichê colocar John Keating como o melhor professor do cinema, mas é impossível não colocá-lo, pois seu método de ensino mudou a dinâmica e a interação entre alunos e professores nos tempos atuais. John é um professor de literatura que foge dos padrões de ensino da época. Dando aula em uma escola extremamente conservadora, Keating faz com que seus alunos descubram a paixão pela poesia e literatura e não a vejam como uma obrigação, e sim como algo que lhes dá prazer. Se você tem um professor divertido que sua aula faz com que você queira aprender a matéria por diversão, tenha certeza que ele se inspirou em John Keating.


Piores professores
4 - Agatha Trunchbull, de Matilda
Que criança não vibrava de raiva da professora Agatha durante a sessão da tarde. A mulher que infernizava a vida de Miss Honey, a professora de Matilda. Matilda é uma menina que possui poderem telecinéticos (Carria - A Estranha quando criança) e cria uma amizade com Miss Honey, a única pessoa que a entende.

3 - Edward R. Rooney, de Curtindo a Vida Adoidado
Enquanto nosso querido Ferris Bueller curtia seu dia, o professor Edward apenas o perseguia para provar que Ferris não estava doente e que apenas queria matar aula. É interessante ver até que ponto uma pessoa chega para provar que está certa.

2 - Diretor Vernon, de Clube dos Cinco
Para quem não conhece, Clube dos Cinco pode ser chamado de "As Vantagens de Ser Invisível dos anos 80", e um dos meus filmes preferidos. Cinco adolescentes precisam comparecer à escola no sábado para cumprir detenção e passam a se conhecer melhor, criando uma amizade. Porém, não é o que o Diretor Vernon quer que aconteça.

1 - Dolores Umbridge, de Harry Potter e a Ordem da Fênix
Em uma série que se passa em uma escola, é quase evidente que vários de seus professores fossem aparecer na lista, mas a selecionada foi Dolores Umbridge, a megera da série. Não tem como ler A Ordem da Fênix e não sentir raiva dessa mulher.
Ps: Não coloquei o professor Snape, quem leu/assistiu Harry Potter inteiro sabe o motivo.
***
Menção honrosa (de melhor professor):
Mr. Anderson, de As Vantagens de Ser Invisível
Apesar de sua relação com Charlie no livro ser muito maior do que no filme, ele é uma pessoa da qual vale a pena citar, pois foi quem ajudou Charlie quando este precisava de alguém para lhe guiar.

O que acharam da lista? Quais professores faltaram?

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Nossa, os professores de Sociedades dos Poetas Mortos e As Vantagens de ser Invisível merecem super destaque MESMO!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mikael,
    tudo bem?
    Eu nunca consegui esquecer o filme A sociedade dos poetas mortos", é uma história que deixou marcas. Por isso, claro que o colocaria em primeiro lugar também.
    Você iniciou a postagem com a foto do ator kevin Spacey, então, pensei que iria encontrar referência ao filme"A vida de David Gale", que ao meu ver, merece destaque também, um dos melhores que já vi. Caso não conheça, não perca tempo e corra para ver não irá se arrepender é muito bommmmmmm!!!! Embora ele seja um professor universitário, o filme não é sobre isso, você não faz ideia.
    Adorei seu post.
    Beijos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila.
      Já assisti sim, é um excelente filme, porém não havia espaço na lista, então resolvi deixar um pequena "homenagem" colocando esta foto em destaque no post :D.
      Abraços.

      Excluir
  3. Ódio define o sentimento de geral para com Dolores e Agatha. Eu não achei o professor de As Vantagens TÃÃÃOO legal assim, se fosse comigo daria Menção Honrosa à McGonagoll de HP, excelente professor e uma verdadeira Gryffindor. Achei muito bacana a ideia do post.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir