24 de outubro de 2013

Resenha: Presságio - O Assassinato da Freira Nua

Livro: Presságio - O Assassinato da Freira Nua
Autor: Leonardo Barros
Ano de publicação: 2012
Nº de páginas: 220
Editora: Editora Novo Século


"Nunca julgue um livro pela capa". Esse é um ditado que sigo na maioria das vezes, mas de uma maneira diferente. Se a capa é ruim, eu não irei criticar o livro sem saber seu conteúdo. Porém, se a capa for boa, minha vontade de lê-lo fica ainda maior. Quando olhei para a capa de Presságio - O Assassinato da Freira Nua não consegui conter minha vontade de conhecê-lo, principalmente por ser suspense, um dos meus gêneros favoritos. Além do mais, o título e a sinopse chamam nossa atenção de modo tentador.

Logo no início nos é apresentado um caso de assassinato; este, contudo, possui características muito intrigantes. A primeira é que a vítima pode ter sido estuprada, porém não há provas convincentes de tal atitude. A segunda é que ela era uma freira e, a partir deste ponto, o suspense começa. Então conhecemos Alice, uma menina que tem um dom peculiar: consegue ter presságio, tanto do passado quanto do futuro. Obviamente, ninguém acredita em seu poder sobrenatural, e esta não tem o menor interesse em apresentá-lo ao mundo. Até o assassinato da segunda "freira", a Freira Nua. Somente Alice pode descobrir o verdadeiro assassino, caso contrário, um jovem inocente seria preso.

A premissa do livro é deveras interessante, suspense e perguntas surgem logo nas primeiras páginas, o que nos deixa com a ambição de solucionar este mistério. É evidente que o escritor Leonardo Barros realizou uma grande busca por informações técnicas, usando termos médicos em momentos propícios, deixando a trama mais realista e convincente. O autor é rápido em suas descrições, mantendo o foco na história e na construção de diálogos.

Contudo, o livro falha em diversos momentos. Os acontecimentos e referências sexuais, no qual o livro está repleto, atrapalham o desenvolvimento da trama. Diversas vezes, este assunto é abordado de maneira desnecessária e, em alguns casos, forçada, tornando a situação incômoda e previsível. A falta de descrição de certos ambientes pode acarretar em perda do espaço em que nos encontramos, tornando difícil nos localizarmos onde ocorre a cena.

A insistência do autor de nos relembrar de acontecimentos passados torna a trama um pouco parada, fazendo-nos parar a história para citar algum fato ocorrido anteriormente. Com uma pequena exceção de Alice, a maior parte dos personagens - assim como seus diálogos - são, na maioria dos casos, supérfluos e pouco naturais, tornando, assim, os acontecimentos desinteressantes.

Presságio - O Assassinato da Freira Nua é o clássico exemplo de livro que poderia ser grande mas preferiu cair nos padrões comuns de um livro de suspense mediano. Apesar de seus defeitos, Presságio possui uma ideia muito interessante e Leonardo consegue conduzir o mistério até seu desfecho. Um livro simples e rápido de se ler que pode interessar muitas pessoas, mas pode não agradar os leitores mais exigentes.
***



Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Eu não concordo muito com a sua resenha, eu achei o livro ótimo, não achei o livro cansativo ou arrastado, bem pelo contrário, achei super bem escrito, a trama se desenvolve muito bem, mas cada um tem sua opinião sobre cada livro e isso que é o legal, seguindo seu blog viu!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei o livro bem interessante, mas infelizmente não me pegou da maneira que eu esperava. É sim bem escrito, porém os detalhes que ressaltei prejudicaram minha leitura. Mas é como você disse, cada um tem a sua opinião e isso que é o legal.
      Estou seguindo seu blog também.
      Abraços

      Excluir
  2. Eu li o livro e gostei bastante, mas gosto é gosto né. Durante minha leitura não o achei cansativo nem nada do gênero,

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Então... Bem, eu li esse livro, e fiz uma resenha dele lá no meu blog. Nessa resenha eu elogio o livro, e falo tbm dos pontos negativos. Mas nenhum ponto negativo estava que era uma escrita cansativa. De maneira alguma. Gostei muito do livro. E apesar d não ter a mesma opinião q vc, achei a resenha legal.

    Abraços
    www.jadsonlribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mikael.
    Estava lá no skoob e fiquei tentada a ler sua resenha.
    Eu concordo com você em alguns pontos, realmente.
    Mas a leitura foi agradável.

    Gostei do teu blog.
    Estou sorteando dez livros lá no meu. Se quiser participar, dá uma olhadinha, quem sabe não é do teu agrado (:
    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir