28 de janeiro de 2014

Combo Música + Livro (Parte 3): Blind Guardian + O Silmarillion



Nem é necessário dizer quem foi J. R. R. Tolkien – a maioria das pessoas sabe que ele escreveu O Senhor dos Anéis e O Hobbit, ambos legados da cultura pop atual. Se você gosta ou ao menos conhece aquele modelinho básico de filmes e livros medievais com cavaleiros, donzelas e dragões, é muito provável que também reconheça a importância e o impacto da obra do senhorzinho Tolkien, que Deus o tenha. No entanto, direta ou indiretamente, este mesmo autor foi responsável por influenciar a temática lírica e instrumental de um subgênero do Metal – o Power Metal, um estilo que sobrevive no submundo do underground, mas que já teve seus dias de glória. Sendo assim, não há um álbum que melhor represente tal legado do que o famoso “Nightfall In Middle-Earth” da banda Blind Guardian, uma obra musical baseada em O Silmarillion de Tolkien.





Primeiramente, O Silmarillion é uma série de rascunhos de Tolkien sobre a Terra Média, compilados após sua morte. Ou seja, diferentemente dos livros lançados enquanto o autor era vivo, este dá uma pincelada geral em todos os acontecimentos importantes daquele universo, desde a sua criação até os acontecimentos envolvendo Frodo e a Sociedade do Anel. É neste compilado em que podemos desbravar o mundo de Tolkien de uma forma mais ampla, conhecendo todas as raças e povos relevantes para aquele mundo. Portanto, não é preciso dizer que muitos se esbaldaram no conteúdo da obra para suas composições medievais e épicas.



Partindo para a banda... Blind Guardian é uma banda alemã até que bem conhecida na cena Metal, sendo que seu vocalista Hansi Kursch talvez seja o maior destaque devido ao seu timbre bastante característico. De qualquer forma, não é preciso ser um gênio para perceber que o Blind Guardian investe muito nas temáticas fantasiosas, basta ouvir um pouco de sua discografia, e o álbum “Nightfall in Middle-Earth” de 1998 veio bem a calhar, sendo um dos álbuns mais importantes de sua carreira. Com composições impecáveis, a obra musical em questão é um perfeito acompanhamento para as páginas do Silmarillion, considerando que as letras das canções retratam momentos marcantes e específicos do livro. Outro destaque são as passagens instrumentais que conseguem retratar o clima épico da Terra Média de uma forma completamente efetiva e convincente, fisgando qualquer fã de boa música, assim como os consumidores de boa literatura.

Nota para o álbum: 8/10
Nota para o livro: 9/10

É recomendado escutar as músicas na ordem do álbum!

Para os que tiverem curiosidade, ficam algumas músicas abaixo:





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário