22 de julho de 2013

Resenha: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres


Nome: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia Das Letras
Nº de páginas: 522

Sinopse: Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.



Muito se falou sobre este livro, mas o que será que chamou tanta atenção? Seria a trama complexa seguida de uma narrativa inteligente e convincente? Ou será que teria algo a mais para um livro atingir tamanha popularidade?
O Homem Que Não Amavam As Mulheres compõe o primeiro título da trilogia Millennium, escrita pelo sueco Stieg Larsson que faleceu após entregar os três livros ao seu editor. A trama começa em Estocolmo, na Suécia, logo após o escritor Mikael Blomkvist perder um julgamento e ser sentenciado à prisão. Mikael é um dos sócios da revista política Millennium e  amante de Erika Berger, outra sócia da revista. Porém, sem saber o porquê, Mikael recebe um telefonema para ir à pequena vizinhança de Hedestad e encontrar-se com o famoso empresário Henrik Vanger. O motivo? Tentar descobrir um misterioso assassinato de Harriet Vanger que acorreu em sua família há 40 anos. Para descobrir tal mistério, Mikael se une a Lisbeth Salander, uma investigadora considerada psicologicamente desequilibrada, e assim tentar descobrir quem é o assassino(e se realmente ouve assassinato) desta história.
O que parece ser um romance policial, mostra-se mais do que isso. O livro não tem muita ação, aliás, ela se passa quase toda dentro da casa de Mikael, lendo papeladas de arquivos e indo entrevistar familiares de Henrik. Mas isto torna a leitura maçante e cansativa? Não, nem nada parecido. Não se trata apenas da trama envolvente e cheia de mistérios, mas sim a composição sensacional de personagens e diálogos que Larsson nos proporciona. Os personagens(Mikael e Lisbeth em destaque) são tão bem estruturadas e complexos que nos faz querer saber mais sobre eles do que  a trama em si.
Larsson mostra que quando se tem uma trama envolvente seguida de ótimos personagens, você consegue formar um excelente livro que se torna cativante e quase impossível de se largar.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário