21 de agosto de 2013

Os 10 melhores filmes baseados em livros


Nos tempos de escassez criativa em Hollywood, é comum vermos muitos livros ganharem suas versões cinematográficas. Porém, nem sempre o resultado é muito bom, levando o argumento de que "os livros sempre são melhores que os filmes". Mas sempre existem as exceções, e é por isso que trago esta lista dos melhores filmes inspirados em livros, que conseguem ser tão bons quanto ou até melhores.
Antes de mais nada, quero deixar avisado que, apesar de eu ter feito pesquisas para selecionar os filmes, a lista ainda é parcialmente pessoal, podendo haver filmes que renderam ótimas adaptações mas não constam na lista. Também devo dizer que a lista não tem uma ordem específica.
Dado o aviso, confiram os filmes:

1 - O Poderoso Chefão

Livro: Mario Puzo
Filme: Francis Ford Coppola
É mais do que óbvio de que este filme estaria na lista, na verdade é quase uma obrigação colocá-lo. Apesar de muito aclamado, o romance não possui a influência que este longa causou ao cinema, mostrando a máfia como nunca antes vista e sendo considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos. O filme foi premiado pela academia com 3 estatuetas do Oscar. O mesmo aconteceu com sua sequência, levando desta vez 6 estatuetas. Seu terceiro filme, que fecha a trilogia, apesar de inferior ao seus antecessores, ainda é um excelente longa.

2 - Os Bons Companheiros

Livro: Nicholas Pileggi
Filme:  Martin Scorcese
Ainda no clima de máfia, Os Bons Companheiros conta a história de Henry Hill e sua vida dentro do crime. O filme é sem dúvida uma das maiores obras-primas do cinema e o meu filme favorito do Martin Scorcese, não apenas pela sua trama envolvedora e narrada em primeira pessoa, mas também pela direção genial e cuidadosa. O roteiro foi escrito pelo próprio Nicholas Pileggi, com ajuda de Scorcese. O filme, porém, não teve este reconhecimento pela academia, rendendo-lhe apenas um estatueta (Melhor Ator Coadjuvante para Joe Pesci).

3 - Um Sonhos de Liberdade

Livro: Stephen King
Filme: Frank Darabont
Aclamado por todos que o assistem, Um Sonho de Liberdade é um filme emocionante e inspirador. A trama se passa na prisão de Shawshank, após Andy Dufresne, um contator, ser preso por acusação de homicídio, e passa a descobrir como sobreviver neste ambiente hostil. Baseado no conta de Stephen King, o longa está, atualmente, em primeiro lugar na lista de melhores filme do IMDb.

4 - Clube da Luta
Livro: Chuck Palahniuk
Filme: David Fincher
"Um soco na mente", são estas palavras que descrevem um dos melhores filmes de todos os tempos. A narração em primeira pessoa do homem que sofre de insônia e começa a frequentar clubes de autoajuda para vítimas de câncer (apesar deste não possuir a doença), e conhece Tyler Durden, um misterioso vendedor de sabão e logo criam um clube intitulado de "Clube da Luta". Um filme praticamente obrigatório para qualquer pessoa, e que, com certeza, ficará em sua cabeça por muito tempo.

5 - O Senhor dos Anéis
Livro: J. R. R. Tolkien
Filme: Peter Jackson
Um filme que, em sua produção, deixou muitos com pé atrás, aliás, como alguém conseguiria transcrever para as telas o universo fantástico criado por Tolkien? Porém Peter Jackson conseguiu superar as expectativas dos fãs e criou uma das melhores (se não a melhor) trilogias de todos os tempos.

6 - As Vantagens de Ser Invisível
Livro: Stephen Chbosky
Filme: Stephen Chbosky
As pessoas que costumam reclamar "nenhum diretor conseguirá passar o sentimento do livro que o autor passou" poderão ficar tranquilas ao assistir este filme, pois ele foi dirigido pelo próprio escritor, Stephen Chbosky. A sensível história de Charlie conquistou a todos em seu longa, que não só é excelente por si só como também traz Chbosky em seu primeiro trabalho como diretor que é espetacular.

7 - Psicose
Livro: Robert Bloch
Filme: Alfred Hitchcock
Um dos maiores clássicos do cinema, dirigido pelo mestre do suspense, Alfred Hitchcock. O filme é muito famoso pela "cena do banheiro", onde a mulher é esfaqueada várias vezes. Hitchcock gostou tanto de sua história que comprou os direitos do livro e, após isso, mandou recolher todas as cópias do mercado para que ninguém soubesse do final da trama.

8 - Laranja Mecânica
Livro: Anthony Burgess
Filme: Stanley Kubrick
Um dos filmes mais influentes de sua época, Laranja Mecânica conta a violenta trama de Alex e sua gangue, envolvendo-se em atos de estupro, assassinatos e violência bruta. Quando viu que o filme estava provocando um acréscimo na violência, o próprio Kubrick proibiu todas as cópias do longa, temendo por sua segurança e permitindo que voltasse a circular apenas depois de sua morte. Hoje é considerado uma de suas maiores obras-primas.

9 - A Lista de Schindler
Livro: Thomas Keneally
Filme: Steven Spielberg
Considerado "uma obra de arte" pelo próprio Spielberg, A Lista de Schindler conta como, na segunda guerra mundial, um empresário alemão usou seu dinheiro e contatos para salvar a vida de centenas de judeus. O filme recebeu 7 estatuetas do Oscar

10 - O Sol é Para Todos
Livro: Harper Lee
Filme: Robert Mulligan
Apesar do livro ter se tornado um sucesso mundial e um clássico da literatura, Harper Lee nunca mais publicou outro livro. Em O Sol é Para Todos, um advogado começa a defender um homem negro e suas crianças contra o racismo que viviam. O filme recebeu 3 estatuetas.

Espero que tenham gostado da lista. Comentem se concordam com a lista e quais filmes faltam nela.


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Sensacional! Só filmes excelentes sobre livros inesquecíveis! Ótima lista!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, Isabela, que bom que gostou. ^^

      Excluir