Livro: O Velho e o Mar
Autor: Ernest Hemingway
Ano: 1952
Página: 120
Skoob
O Velho e o Mar é, definitivamente, o último grito de Hemingway. Escrito antes de sua morte, esta obra reafirmou a importância do autor, fazendo com que recebesse o Nobel da Literatura em 1954. Mas o que torna este livro algo tão importante para a literatura?
O personagem principal é o velho pescador Santigo que, apesar de experiente, está sem conseguir pescar um único peixe sequer por quase três meses. Seu jovem companheiro, Manolin, o incentiva a continuar pescando. E então Santiago entra em sua pequena canoa e, sem muitas expectativas, começa sua pesca, até que um enorme peixe morde sua isca. O peixe de, aproximadamente, 700kg e cinco metros de comprimento, lembrando a cachalote Moby Dick, parte para uma luta pela sobrevivência, enquanto Santiago tenta puxá-lo para dentro de sua canoa.
Esta obra, possivelmente uma das mais conhecidas de Hemingway, trata sobre a luta pela sua identidade, levando Santiago a buscar forças onde jamais havia imaginado. Enquanto está em alto mar, o leitor conhece cada vez mais o velho Santiago, que sei próprio nome significa "se auto-conhecer no sofrimento", fazendo com que fiquemos ligados ao personagem em sua história sobre a superação e a força de vontade. O Velho e o Mar é uma obra que curta e profunda, o tipo de livro que todos deveriam ler, que mostra porquê Hemingway é um dos autores mais célebres de todos os tempos.
Oi Mikael, parabéns pela dica! Sem dúvida uma grande obra...
ResponderExcluirBjs, Isabela.
www.universodosleitores.com
Olá! Tenho muita curiosidade de ler esse livro. Está na minha listinha básica de clássicos ;) Beijo.
ResponderExcluirOi Mikael,
ResponderExcluirtudo bem?
Esse livro é um clássico, mais ainda não li, acredita? Quando tiver um tempo, tenho tantos outros na frente, vou lhe dar uma oportunidade.
Beijos.
Cila- Leitora Voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Com certeza é um livro que você precisa ler, é realmente ótimo =D. Abraços.
Excluir