1 de setembro de 2013

Dica rápida: O Velho e o Mar

Livro: O Velho e o Mar
Autor: Ernest Hemingway
Ano: 1952
Página: 120
Skoob


O Velho e o Mar é, definitivamente, o último grito de Hemingway. Escrito antes de sua morte, esta obra reafirmou a importância do autor, fazendo com que recebesse o Nobel da Literatura em 1954. Mas o que torna este livro algo tão importante para a literatura?

O personagem principal é o velho pescador Santigo que, apesar de experiente, está sem conseguir pescar um único peixe sequer por quase três meses. Seu jovem companheiro, Manolin, o incentiva a continuar pescando. E então Santiago entra em sua pequena canoa e, sem muitas expectativas, começa sua pesca, até que um enorme peixe morde sua isca. O peixe de, aproximadamente, 700kg e cinco metros de comprimento, lembrando a cachalote Moby Dick, parte para uma luta pela sobrevivência, enquanto Santiago tenta puxá-lo para dentro de sua canoa.

Esta obra, possivelmente uma das mais conhecidas de Hemingway, trata sobre a luta pela sua identidade, levando Santiago a buscar forças onde jamais havia imaginado. Enquanto está em alto mar, o leitor conhece cada vez mais o velho Santiago, que sei próprio nome significa "se auto-conhecer no sofrimento", fazendo com que fiquemos ligados ao personagem em sua história sobre a superação e a força de vontade. O Velho e o Mar é uma obra que curta e profunda, o tipo de livro que todos deveriam ler, que mostra porquê Hemingway é um dos autores mais célebres de todos os tempos.


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Oi Mikael, parabéns pela dica! Sem dúvida uma grande obra...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tenho muita curiosidade de ler esse livro. Está na minha listinha básica de clássicos ;) Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mikael,
    tudo bem?
    Esse livro é um clássico, mais ainda não li, acredita? Quando tiver um tempo, tenho tantos outros na frente, vou lhe dar uma oportunidade.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é um livro que você precisa ler, é realmente ótimo =D. Abraços.

      Excluir