30 de setembro de 2013

Resenha: O Sobrevivente

Livro: O Sobrevivente
Autor: Chuck Palahniuk
Ano de publicação: 1999
Nº de páginas: 360
Editora: Leya

"Testando, testando. Um, dois, três.Testando, testando. Um, dois, três.Talvez isto esteja funcionando. Não sei. Não sei nem se você consegue me ouvir.Mas se você consegue me ouvir, preste atenção. E se estiver prestando atenção, então o que você encontrou é a história de tudo o que deu errado. Este é o chamado gravador de dados de vôo pertencente ao vôo 2039. A caixa-preta, como as pessoas chamam, embora ela seja cor de laranja, e dentro dela há um monte de fios que é o registro permanente de tudo o que restou. O que você encontrou é a história do que aconteceu. "

Por mais que eu tente evitar, não há como esconder o quanto eu gosto deste escritor (apesar de ter lido poucos livros de sua autoria). Quando olhei sua capa um tanto quanto maluca (um avião cobrindo capa e contra-capa, com várias letras como se fosse uma ilustração didática) não consegui deixar de comprá-lo e, em seguida, lê-lo como se não houvesse amanhã. E, novamente, o autor Chuck Palahniuk me surpreendeu.

Tender Branson sequestra um avião! Sim, uma introdução direta e objetiva, pois é o que se espera de um livro de Palahniuk, mas tentarei explicar melhor. Tender Branson é um homem que, em uma atitude desesperada, sequestra um avião com intenção de cometer suicídio, mas enquanto o avião possui combustível ele decide contar a história de sua vida para a caixa-preta. Tender é o sobrevivente de uma ceita religiosa extremamente opressora que cometeu suicídio em massa e, enquanto tenta se adaptar ao mundo normal, age como um "auxíliar aos suicidas", incentivando que estes cometam suicídio.

"Eu simplesmente não queria ser tratado. Qualquer que fosse o meu problema, eu não queria que ele fosse curado. Nenhum dos pequenos segredos dentro de mim queria ser encontrado e explicado. Pelos mitos. Pela minha infância. Pela química. Meu medo era: o que restaria? Então nenhum dos meus ressentimentos e temores verdadeiros veio à luz. Eu não queria solucionar nenhuma angústia. Jamais quis falar da minha família morta. Expressar a minha dor."

Já deu para perceber que o romance lida constantemente com a questão do suicídio, porém não é algo de graça e superficial. Palahniuk trata deste tipo de assunto, não apenas o suicídio mas também o fanatismo religioso e a hipocrisia humana, com completa ironia e sarcasmo ácido, desmascarando comportamentos supérfluos e alienados. A narrativa em primeira pessoa é extremamente agitada e objetiva, provocando o leitor e o deixando sem tempo para respirar em suas cenas de grande tensão.

Outro fato interessante a ressaltar é o livro ser numerado em contagem regressiva, sim, ele começa na página 360 (ou quase isso) e termina na página 1. O Sobrevivente é um excelente livro de um dos meus autores favoritos, Chuck mantém seu estilo antes visto em Clube da Luta e o combina com grandes personagens e acontecimentos imprevisíveis, sem dúvidas irá entreter e divertir qualquer um que goste de um ótimo romance.


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Do autor apenas li Clube da Luta, um dos meus livros preferidos sem dúvida alguma, mas pelo que pude notar os livros do autor falam justamente de temas que até certo ponto incomodam a sociedade e seus personagens possuem uma pontinha insana, mas não deixam de estar com a razão.
    Fiquei curiosa com O Sobrevivente e ele já esta na lista de desejados.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir