4 de outubro de 2013

10 Filmes que foram baseados em livros e você não sabia

Listamos os 10 filmes que você não imaginava que fossem baseados em um livro.

Muitos dos grandes filmes foram baseados em algum livro, vide O Poderoso Chefão e Clube da Luta. Porém, há vários outros filmes que aparentam ser obras originais, só que foram baseados em livros que não são tão reconhecidos, talvez porque o sucesso da obra não tivesse sido tão grande até este ponto, ou apenas por não ser muito conhecido no nosso país.

10 - Duro de Matar
Antes de Bruce Willis viver o imbatível John McClane nos cinemas, Duro de Matar (Nothing Lasts Forever, 1979) foi a sequência do livro The Detective, ambos escritos por Roderick Thorp. Muitas das cenas e diálogos do livro foram adaptadas ao cinema, entretanto ouve algumas mudanças nessa transição de mídias. A maior mudança? O nome do protagonista, na verdade, não era John McClane, e sim Joseph Leland.

9 - Jurassic Park
Para falar a verdade, até eu fiquei surpreendido quando descobri isso, mas o revolucionário filme Jurassic Park foi baseado em um livro chamado (adivinhem) O Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1990). Escrito por Michael Crichton, o livro não só inspirou este grande clássico do cinema mas também é uma das obras mais importantes de ficção científica já escritas. Já nos cinemas, o filme foi adaptado por Steven Spielberg e rendeu 3 Oscars, além de ser, na época, a maior bilheteria da história, gerando nada menos do que US$1 Bilhão.

8 - Shrek
Este foi outro que me surpreendeu, sempre achei que Shrek havia sido uma criação original da DreamWorks, mas foi um livro escrito e ilustrado por William Steig, publicado em 1990 com o mesmo título. Um fato interessante é que o nome Shrek vem do alemão (Schreck/Shreck), que significa medo, terror, que é a primeira impressão que as pessoas tem antes de realmente conhecer o ogro.

7 - Forrest Gump
O adorável e profundo Forrest Gump, vivido por Tom Hanks nos cinemas, foi baseado no romance de Winston Groom, publicado em 1986. O livro/filme conta a história de Forrest, um homem de 26 anos que aparenta ser uma pessoa especial, porém possui mais influencia na história do que podemos imaginar. O filme rendeu 6 Oscars, entre eles o de melhor ator (Tom Hanks) e melhor roteiro adaptado.

6 - Tubarão
O monstro aquático que assombrava as praias foi um romance antes de ser um filme. Tubarão (Jaws, 1974), escrito por Peter Benchley, foi parar nas mãos de Steven Spielberg em 1975 (um ano após sua publicação) e entrou para história do cinema como a primeiro super-produção. O filme recebeu 3 Oscars, incluindo para a clássica música de John Williams.

5 - O Planeta dos Macacos
Uma das maiores obras da ficção científica do cinema foi inspirado no livro do escritor francês Pierre Boulle, O Planeta dos Macacos (La Planète des singes, 1963). Filme e livro são bem semelhantes, ambos tratam sobre um humano tentando descobrir como os macacos dominaram o mundo.

4 - Rambo
Este é para surpreender, o capitão das forças armadas John Rambo (Sylvester Stallone) foi inspirado no livro First Blood, escrito por David Morrel e publicado em 1972. Ambos são muito semelhantes, então não há muito o que falar sobre eles.

3 - A Identidade Bourne
A série de livros escrita por Robert Ludlum deu origem a trilogia estrelada por Matt Damon, sendo que o primeiro romance foi publicado em 1980. Neste romance best-seller de Robert Ludlum, um homem é baleado, deixado para morrer, mais tarde resgatados do mar. Sobrevivendo, mas sem nenhuma memória, ele é dado um nome: Jason Bourne. Física e mentalmente ágil, ele refaz seu passado através de um labirinto angustiante pessoal. A descoberta: Ele era um assassino treinado, e agora por sua vez, está sendo caçado por assassinos.

2 - Série James Bond
Talvez agora muitos conheçam esta série já que ela está sendo publicada no Brasil, mas para mim foi uma grande surpresa quando descobri que a franquia 007 foi baseada, não só em um livro, e sim em uma série de livros escrita por Ian Fleming. A série tem 17 livros, iniciada em 1953, sendo 2 deles publicados após a morte do escritor.

1 -  Eu sei o que vocês fizeram no verão passado
I Know What You Did Last Summer, foi escrito em 1973 por Lois Duncan. Acho que este foi o que mais me surpreendeu, eu realmente não imaginava que este filme foi baseado em um livro. Na verdade, a única semelhança entre o filme e o livro é a premissa inicial: Quatro amigos se formam, pegam o carro, atropelam uma pessoa, se livram do corpo e fingem que nada havia acontecido. Tirando isso, ambos são bem diferentes.

Espero que vocês tenham gostado da lista :D

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Mikael, Forest Gump eu sabia, inclusive sou louca para ler... Os outros não, sequer havia passado pela minha cabeça! Gostei do post!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da lista, poucos eu sabia que eram adaptados de livros, foi quando comecei a pesquisar que fui descobrindo.

      Abraços.

      Excluir
  2. Oi Mikael,
    tudo bem?
    Você conseguiu me surpreender!! Não sabia de nenhum deles!!! Identidade Bourne até desconfiava, mas os outros, nem sonhava.
    beijos.
    Cila- leitora voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir