26 de novembro de 2013

Dica de Cinema: A Lista de Schindler

Filme: A Lista de Schindler
Ano: 1993
Direção: Steven Spielberg
Duração: 195 minutos
Idioma original: Inglês



"Uma obra prima", essas foram as palavras usados por Steven Spielberg para descrever seu próprio filme, e não é por menos, pois A Lista de Schindler acabou por se tornar um dos maiores clássicos da história do cinema. Ganhador de sete Oscars (Incluindo, obviamente, o de Melhor Filme), o longa adaptado do livro de Thomas Keneally chocou e emocionou a todos com sua tocante trama.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Oskar Schindler (Liam Neeson) era um extravagante proprietário de uma fábrica que utilizada judeus para trabalhar em suas máquinas. Entretanto, apenas depois de algum tempo é que Schindler percebeu que, ao contratar os judeus, eles não podem ser enviados aos campos de concentração, e então resolve ajudar os judeus a sobreviverem até o fim dos tempos obscuros.

Não apenas a premissa, mas também o fato de se basear em uma história real foi o que tornou o filme uma obra tão prestigiada por todos. A maneira minuciosa e impactante na qual os detalhes do terror da segunda grande guerra são mostrados faz com que quem assista se sinta inteiramente imerso em sua trama.
Um dos grandes talentos de Steven Spielberg sempre foi a capacidade de criar cenas marcantes em seus filmes, como visto em Jurassic Park, ET - O Extraterrestre, entre outros. Em A Lista de Schindler, a cena mais memorável é a da menina do casaco vermelho. Como o filme é em preto e branco, o vermelho cria um contraste e se destaca entre todas pessoas ali presentes. O simbolismo desta cena é que, a partir do momento em que Schindler viu esta menina, ele percebeu que os judeus não são os inimigos e sim as vítimas. Há boatos de que Spielberg fez o filme todo em preto e branco apenas para poder destacar a menina do casaco vermelho.

Apesar do filme ser longo (pouco mais de três horas de duração), este será um detalhe do qual você não se importará, pois é uma obra de arte que todos que gostam de cinema precisaram apreciar pelo menos uma vez e obras primas como esta são poucas que existem.



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Mikael, passei muito tempo com dificuldade de ver o filme por ser preto e branco e eu ser hiperativa, mas quando eu consegui (Só deus sabe como), graças a genialidade do filme, assistir, amei. A fotografia dele é muito bonita. E a história assustadora. Foi um dos melhores filmes sobre a temática da 2 guerra mundial. Adorei seu texto e a escolha do filme. Seguindo e curtindo!
    www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br
    www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A lista de Schindler é um dos filmes obrigatórios pra quem curte essa vibe de segunda guerra mundial. Eu ainda indicaria, na mesma linha, In Darkness ou A resistência (Brestskaya krepost)

    ResponderExcluir